A eternidade de dentro

"Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem sem que esse possa descobrir as obras que Deus fez desde o início até o fim" Ec 3:11

A vida nos ensina o conceito de eternidade e desde cedo a entendemos como um tempo infinito. A definição filosófica de eternidade de acordo com o Wikipédia, refere-se ao que não pode ser medido pelo tempo, assim, transcedendo a própria medida. Nesse sentido, seria algo sem começo nem fim. Entretanto, a Bíblia aponta para o início da eternidade quando Deus criou o homem, desta feita, a partir de todo nascimento, nasce também um ser humano possuindo o que é eterno dentro de si. 

Portanto, a eternidade é interior, não exterior, não há tempo hábil em vida pra conhecer e descobrir todas as coisas e lugares deste mundo. Não há resistência na matéria de que somos feitos para durarmos mais do que cento e alguns anos - se nada interromper essa trajetória longínqua. Identificamos o versículo citado dentro de nós mesmos, já que a finitude do nosso ser - por mais curioso que se seja - jamais conseguirá ter plena ciência, de tudo que acontece consigo, e muito menos no universo.

A vida eterna ou a morte eterna, está dentro de nós. E, a nossa consciência nos dá indícios do caminho que temos trilhado e para qual dos dois tipos de eternidade estamos indo. Diante do nosso prazo de validade, a eternidade soa utópica para os descrentes. Entretanto, já existe estudos para que a vida se prolongue nessa terra, o termo para esse desejo, é a criação de "transhumanos", algo que esses estudiosos acreditam estar pós a era humana. 

No entanto, qual interesse de prolongar a vida na Terra, se mesmo com a estatística de vida crescente, cresce também a desigualdade, a maldade, a fome, a violência e tudo de ruim? Não precisamos ir muito fundo para entender, que o desejo de se "eternizar" aqui, pode ser entendido também como o medo e não controle do que acontece depois da morte.

Para todos os efeitos, ainda os descrentes, se depositado um pouco de fé, não precisa ser uma fé enorme, gigantesca, pode, inclusive, ser do tamanho de um grão de mostarda, começará a experimentar da esperança que alimenta as pessoas que hoje, possuem paz. Não por estar vivendo uma vida de mil maravilhas, mas por saber que todas as dores, e também alegrias, todas as situações que nos estarrecem e ao vê-las nos sentimos impotentes - elas vão passar. A única coisa que não irá passar, será eu e você, a nossa alma. Deste modo, em vida, precisamos direcioná-la para a eternidade que almejamos. Não desperdice a eternidade que mora em você.



Comentários