Um vinho novo

 Um vinho novo 


Foto de Grape Things
“ninguém colocaria vinho novo em velhos recipientes de couro. Os recipientes velhos se arrebentariam, deixando vazar o vinho e estragando o recipiente." (Lucas 5:37 NVT)

"Quanto mais velho, melhor o vinho". Com o tempo adquirimos certas visões, opiniões, que passam a fazer parte de quem somos. Abandoná-las seria o mesmo do que deixar um pedaço de nós, nos negar. E é exatamente isso que Jesus fez ao explicar sobre o vinho novo.

As pessoas estão tão apegadas aos seus próprios pensamentos e comportamentos que não estão dispostas a renunciá-los para receber o novo. E Ele só pode colocar vinho novo em novas talhas. Quando Ele multiplicou o vinho no casamento em que foi, seu primeiro milagre mostrou que mesmo tendo acabado o vinho, aquele que acabou mesmo sendo o último, ainda não era o melhor.

A maturidade traz ao nosso ser a consideração de que em muitos aspectos já aprendemos a viver e reagir sobre a vida. Mas ao negarmos nossos achismos e opiniões, nos tornamos uma nova talha, onde Jesus pode vir com Seu vinho novo, o melhor vinho.

A renúncia não é perda, e sim o espaço que abrimos em nossa vida para que a novidade aconteça. O vinho sempre foi sinônimo de alegria. A troca de vinho que Ele nos propõe, é traduzido em um hábito prejudicial, um pensamento, uma opinião, uma ideologia, e toda sorte de coisa que culturalmente pode formar o ser humano, mas não um cidadão do céu.

A diferença do "desconhecido" vinho novo para o "quanto mais velho, melhor", é que o novo traz a alegria para alma que o que se vive, de fato, é uma nova vida. Já o velho vinho, carrega vícios e uma sobrecarga para alma muito difícil de carregar. Por favor, Jesus, eu quero vinho novo!


Comentários