O rei que cometeu suicídio

"Então disse Saul a seu escudeiro: Arranca a sua espada e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então Saul tomou da espada e se lançou sobre ela. Vendo, pois, seu escudeiro que Saul já era morto, também se lançou sobre ela." 1 Sm 31:4

O ego é algo decisivo em nossa Salvação. Saul até este momento citado, apesar de todos seus erros, ainda era um ungido do Senhor, único motivo pelo qual Davi lhe poupou a vida. Entretanto, em um momento crucial da batalha, ele entrega a Salvação da sua alma nas mãos dos filisteus, que representa o próprio diabo. Em seu breve pensamento errôneo de que morrer na guerra seria motivo de zombaria no meio dos inimigos, ele se lança sobre a espada no afã de manter sua honra de rei de Israel.

Saul esqueceu que quando se está morto não existe ego para inflar. Não tem honra para ser prezada. Não existe orgulho ou fama. A morte é o fim da linha para o corpo. Visto que mesmo se matando, quando encontrado seu cadáver, foi decapitado pelos inimigos e teve a cabeça pendurada no muro da cidade. 

Muitas pessoas preferem se lançar à espada, ao se entregar aos seus desejos, tentações, dúvidas, do que continuar lutando. O que precisa ser entendido, na verdade, é que enquanto estamos lutando, não estamos sozinhos na batalha, temos o Senhor dos Exércitos a nosso favor. Estamos salvos. Mas quando cedemos, é como se com nossas próprias mãos entregássemos nossa coroa de vida eterna aquele que já não tem mais tal privilégio. 

Se não bastasse a tragédia do suicídio, o escudeiro de Saul, desprovido de inteligência, faz o mesmo. Ao desistirmos, estamos desistindo também daqueles que proviriam de nós. Ao que tudo indica, devemos usar a espada sim, mas para sacrificar nosso ego. Antes ele do que minha vida eterna!

Comentários

  1. Ponto de vista único, que precisa ser compartilhado.

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo FORTE!
    Eis o motivo da queda de homens e mulheres de Deus....
    É necessário perseverança para completar a carreira e humildade para guardar a fé.

    Vamos multiplicar este talento ok?! 😙
    Super Indico!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário